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Visão e alimentação, qual a relação?

Que uma má alimentação afeta a saúde do seu corpo você provavelmente já ouviu falar, mas sabia que até a sua saúde ocular pode ser influenciada pelo que você come? 

Além de doenças como exemplo, a diabete que pode ocasionar a cegueira, uma alimentação equilibrada pode ainda amenizar o desgaste da visão causado pela idade, e evitar problemas futuros como a DMRI (degeneração macular referente à idade). 

 

Mas que vitaminas podem te ajudar a manter uma visão saudável e onde elas estão? 

  •  Vitamina C: A vitamina C (ácido ascórbico, como é cientificamente denominada) é conhecida por sua ação antioxidante e por combater os radicais livres, que são substâncias prejudiciais para nosso organismo. Colecionando uma série de vantagens sobre outras doenças, como a gripe por exemplo, essa propriedade pode ser encontrada em alimentos como a laranja, limão, o pimentão e até em mirtilos. 
  •  Vitamina A: Todos nós já ouvimos em algum momento da vida que deveríamos comer cenoura porque ela faz bem para os olhos, mas você sabe o porquê? Uma alimentação rica em vitamina A favorece nossa visão noturna, afinal são os bastonetes presentes dentro do globo ocular que recebem toda a luz presente no ambiente, te permitindo “enxergar no escuro”, e além da cenoura você ainda a encontra em frutas como a manga ou o mamão. 
  •  Manganês: O manganês é um dos minerais mais fundamentais para o bom funcionamento do corpo e organismo, podendo ser encontrado nos legumes e verduras de cor mais escuras, como o saboroso manjericão. 
  •  Ômegas: Os ômegas, como o 3 (um dos mais conhecidos e procurados atualmente) são facilmente encontrados em peixes, na lichia e linhaça, e são os responsáveis por ajudar na lubrificação dos olhos, atuando na produção de lágrimas. 
  •  Antioxidantes: A luteína é um importante antioxidante que atua na manutenção e proteção dos olhos, principalmente na parte da retina. Colaborando também na manutenção da pele, ela pode ser encontrada na gema do ovo por exemplo. 

 

Essas são apenas algumas das vitaminas e minerais principais que mais fazem a diferença na saúde dos seus olhos, mas nosso organismo funciona de maneira completamente integrada. Ou seja, toda a sua dieta influencia diretamente em todas as áreas da sua saúde, por isso, para continuar enxergando bem e mantendo seus olhos saudáveis leve uma alimentação equilibrada, afinal você só tem a ganhar com isso. 

 Nós ainda contamos com a alimentação saudável e balanceada da Bem Viver Gastronomia Saudável para os nossos pacientes internados por aqui, uma parceria fundamental para garantir uma recuperação de sucesso. 

 Gostou das dicas? Tem cuidado da sua alimentação? Até o próximo post! 

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