27 de junho: Dia internacional do diabético!

O inverno começou: cuide da sua saúde ocular! 
24 de junho de 2019
Nova tecnologia chega por aqui: o que o Constellation Vision System faz?
10 de julho de 2019

27 de junho: Dia internacional do diabético!

A diabetes é uma das principais causas de cegueira no Brasil segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), e dia 27 de junho é o dia Internacional do Diabético! 

Por isso, além de te alertar e sobre os riscos que ela pode trazer não só para sua visão, mas a todo o seu organismo, nós preparamos algumas informações e dicas rápidas para você se prevenir, confira: 

 

Quais são os tipos de diabetes? 

 

Você provavelmente já ouvir falar sobre casos de diabetes tipo 1 ou 2, mas sabe qual a diferença entre elas ou de que se trata cada uma? 

diabetes tipo 1 acontece já na infância ou adolescência dos pacientes, e consiste na autodestruição das células do pâncreas, além de o órgão não produzir a quantidade necessária de insulina para o organismo. 

Já a diabetes tipo 2 é o mais comum entre os dois tipos, e ocorre principalmente através de uma dieta irregular e prejudicial, onde o organismo cria uma espécie de resistência à insulina produzida, e é neste estágio da doença em que geralmente os pacientes passam a apresentar quadros de prejuízo na visão. 

 

Como a diabetes afeta a visão? 

 

Quatro tipos diferentes de doenças oculares estão diretamente ligados a um quadro de diabetes, sendo a retinopatia diabética, o edema macular diabético e até problemas mais comuns entre os brasileiros como o glaucoma ou a catarata, e todas elas são capazes de levar o paciente à perda total da visão. 

 

Nossas dicas para uma vida mais tranquila em relação a diabetes: 

 

Uma série de fatores, como a genética e os hábitos de vida que uma pessoa leva, podem desencadear o problema. Entretanto, com algumas atitudes você consegue ao menos prevení-lo, confira quais são: 

 

  • Leve uma vida mais saudável: praticar exercícios, alimentar-se de maneira mais saudável e equilibrada e evitar excessos vão manter não só a saúde dos seus olhos em dia, mas de todo seu corpo. 
  • Faça exames: fazer exames regularmente e acompanhar periodicamente a sua saúde é uma das melhores maneiras de prevenir a evolução de doenças, muitas vezes mais simples de serem tratadas quando descobertas no início. Esse costume é ainda mais indicado quando já se tem casos deste tipo de doença no seu histórico familiar. 
  • Cuide-se: Caso já sofra de diabetes, siga o tratamento recomendado adequadamente, evitando que a doença se agrave e que os danos à sua visão se tornem irreversíveis. 

 

Gostou das dicas? Já segue alguma delas? Previna-se e vamos juntos lutar contra a diabetes e suas causas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *