3 curiosidades sobre saúde ocular no verão

4 doenças que podem levar à cegueira
13 de dezembro de 2022
Show all

3 curiosidades sobre saúde ocular no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, então é importante saber aproveitá-la da melhor maneira. Fuja de praias impróprias para banho e não abra os olhos embaixo da água caso não tenha óculos de natação. E claro, fique atento aos fatos deste artigo! 

1. O calor facilita a transmissão de conjuntivite 

O calor, o suor e o tempo seco favorecem o aparecimento dessa doença, que é altamente transmissível. Por esse motivo, evite abrir os olhos embaixo da água, pois ela pode conter bactérias causadoras de irritação e infecção ocular. 

2. O sol realmente causa danos aos olhos 

Estar em contato com os raios UVA e UVB pode ser muito prejudicial à sua visão. Por isso os cuidados com a exposição solar devem ser redobrados! Utilize óculos de sol (originais, não piratas) com lentes adequadas. Ao fazer isso, você pode estar evitando doenças como: 

  • Pterígio: formação espessa e vascularizada da conjuntiva que avança sobre a córnea; 
  • Ceratite: inflamação da córnea; 
  • Retinopatia solar: lesão na retina provocada pela observação direta do sol por um período de tempo excessivo sem proteção ocular.  

3. A areia pode causar lesões na córnea 

É muito comum que um grão de areia caia no seu olho, mas é muito importante que você não coce os olhos. Isso porque o grão pode lesionar a córnea. Uma alternativa é pedir ao oftalmologista que indique um colírio lubrificante para limpar os olhos e outra é lavá-los com água limpa corrente.  

Por último, lembre-se de não passar protetor solar ao redor dos olhos, pois pode irritá-los, e procure não compartilhar toalhas de banho. Se tiver qualquer sintoma de irritação, vermelhidão ou inchaço, procure um oftalmologista. Aproveite muito este verão!