Semana Mundial da Amamentação: como esse ato de amor interfere na visão do seu filho?

Dia 27 de julho é o dia de prevenção aos acidentes de trabalho, vamos falar sobre?
27 de julho de 2019
Colesterol e a saúde dos olhos: tem relação?
8 de agosto de 2019

Semana Mundial da Amamentação: como esse ato de amor interfere na visão do seu filho?

Agosto começou, e você precisa saber que entre os dias 01 e 08 acontece a Semana Mundial de Amamentação! 

Muito se fala sobre a importância da amamentação, e a maioria das pessoas, principalmente as mamães, sabem que ela é fundamental para uma série de fatores quando se trata do desenvolvimento da criança, mas você sabia que ela também interfere diretamente no amadurecimento da visão do seu bebê? 

Pois é, afinal é através do aleitamento materno que seu filho recebe, entre as vitaminas e minerais necessários, o DHA (ou Ácido Decosa-Hexaenoico, em termos mais científicos), importante substância natural que tem influência na retina da criança, além de diversas outras áreas do corpo. 

 Mas afinal, quais são os benefícios do DHA? 

Para que uma mãe consiga transportar esse nutriente ao seu filho, seja através da amamentação ou ainda na gestação, é importante que sua alimentação também a forneça. Para isso, o DHA é facilmente encontrado na carne de peixes por exemplo, ou ele pode até mesmo ser consumido através de cápsulas de ômega 3 destinadas especificadamente para gestantes.  

Ele ainda atua na formação do cérebro: um dos mais essenciais nutrientes que interferem diretamente na formação dos órgãos do bebê, o DHA é também um grande responsável pela boa formação cerebral, além de, como nós citamos inicialmente agir também na formação de partes do olho como a retina, colaborando para garantir a boa visão da criança. 

Importante em todas as fases da vida, desde a gestação até a adolescência (que é até a fase onde o cérebro continua se desenvolvendo por completo), nunca é tarde para consumir esse nutriente, por isso tanto você quanto seu filho podem garantir uma alimentação rica nessa substância. 

 Mas há contraindicações para ingeri-lo? Por enquanto, ainda não existem estudos tão aprofundados ao limite recomendado de DHA, porém seus benefícios se comprovam cada vez mais, por isso, converse com seu obstetra e saiba mais! 

Quais os outros nutrientes do leite materno? 

É importante reforçar, é claro, que o leite materno fornece nutrientes essenciais para todo o corpo e organismo dos pequenos, por isso recomenda-se amamentar até pelo menos o primeiro ano de idade da criança, podendo se estender por até cerca do seu segundo ano de vida. 

É através dele que ingerimos, enquanto lactentes, as proteínas, carboidratos e gorduras necessários para fortalecer nosso sistema imunológico, impedindo contaminações e ataques por vírus ou bactérias oportunistas que possam se aproveitar do sistema frágil do bebê. 

E você, já havia ouvido falar sobre o DHA e sua importância? Conhece alguma futura mamãe ou alguém que está amamentando? Compartilhe a informação e a conscientize também! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *