
ABRIL MARROM: O mês de alerta contra a cegueira.
14 de abril de 2020
Vacina para a saúde da visão? Entenda a importância do dia da imunização!
7 de julho de 2020Junho chegou, o friozinho do meio do ano também e claro, no dia 21 desse mês chega o inverno.
Como você deve saber, a estação mais fria do ano costuma trazer alguns diferentes riscos para a saúde dos olhos, por isso separamos um conteúdo especial para você se cuidar e chegar na primavera apreciando seu melhor, as flores!
Dentre os perigos da temporada, uma série de fatores como as baixas temperaturas, o tempo mais seco, a poluição e os raios ultravioletas se aliam e propiciam uma série de incômodos.
As principais doenças oculares do inverno são:
Com a queda das temperaturas, uma série de problemas recorrentes todos os anos voltam a surgir, e dentre eles os principais são:
Conjuntivite: é nessa época do ano que as pessoas costumam se reunir em lugares fechados e quentinhos, e é aí que a conjuntivite viral ataca, sendo a forma contagiosa da doença (que ainda pode ser bacteriana, fúngica e parasitária).
Secura: devido à considerável queda de umidade do ar que ocorre no inverno, os olhos tendem a ficar mais secos, trazendo sensações como areia nos olhos, coceira ou irritações. Além disso, quando não cuidados devidamente, o quadro pode levar à síndrome do olho seco.
Os cuidados básicos que você deve tomar são:
Lembre-se de que antes de utilizar qualquer solução em seus olhos, mesmo que um colírio que imita as lágrimas, é essencial consultar um oftalmologista para garantir qual a opção mais adequada para você.
Lubrificação ocular: optar por um colírio de lubrificação para ser utilizado ao decorrer do dia é uma ótima forma de controlar a secura ocular e evitar quadros como a síndrome do olho seco.
Proteção contra os raios UVA e UVB: prejudiciais durante todo o ano, os raios ultravioleta podem causar diversos danos à visão, e como no inverno temos bastante dias nublados, algumas pessoas se enganam achando que os mesmos diminuem, o que é errôneo.
Além disso, com os dias nublados, a pupila pode se dilatar mais que o normal, propiciando para que estes raios cheguem às camadas mais profundas dos olhos, por isso usar óculos escuros ao ar livre é essencial.
Proteção contra os ventos fortes da estação: ainda seguindo a ideia de proteger os olhos ao ar livre, utilizar óculos evita também que os ventos da estação levem uma série de invasores prejudiciais de encontro aos seus olhos, como a poeira e a poluição.
Nada de ar-condicionado por muito tempo: ficar em ambientes fechados com o ar-condicionado ligado por longos períodos de tempo também afetam a visão de maneira negativa de duas maneiras, tanto pela velocidade do vento conforme a sua proximidade do mesmo quanto à secura nos olhos propiciadas pela ação do mesmo.
Além de tudo isso, você ainda pode se atentar a alguns cuidados simples como:
- Evite compartilhar itens pessoais como maquiagens ou celulares;
- Mantenha os ambientes e objetos da sua casa e trabalho sempre limpos a fim de evitar o acúmulo de poeira;
- Mantenha as suas mãos e rosto sempre limpos;
- Redobre os cuidados de lubrificação e manutenção das suas lentes de contato caso as use.
Uma curiosidade extra: sabia que segundo a USP, o fato de o sol nascer mais tarde e se pôr mais cedo nesta época do ano faz com que os fotorreceptores mudem seu ritmo biológico? E é isso que faz com que tenhamos mais sono, apetite e indisposição! Além disso, devido à chegada do inverno, quem tem alergias respiratórias como a rinite e asma, ainda é mais propício a sofrer com as conjuntivites alérgicas.
Gostou das nossas dicas e já está preparado para enfrentar o friozinho que vem por aí da maneira mais saudável possível?
Então guarde-as com você, compartilhe-as com os amigos e família e claro, não se esqueça de consultar um oftalmologista quando notar algum problema na sua visão, afinal, quando mais cedo o diagnóstico é realizado, mais fácil se torna o tratamento.