Conheça agora a nossa equipe de médicos oftalmologistas!
25 de março de 2020
Primeira quinzena de Abril: exercícios para se fazer em casa, dia do infectologista e mais!
7 de abril de 2020O COVID-19, nome científico utilizado para se referir ao novo coronavírus, surgiu em dezembro de 2019 no oriente, mais especificamente na cidade de Wuhan, na China, e com uma velocidade alarmante chegou aos mais diversos e distantes países do mundo, isolando cidades e estados inteiros como forma da mais eficaz precaução.
Atingindo e prejudicando principalmente o sistema respiratório dos pacientes infectados, se trata da mutação de um vírus pré-existente que se espalha facilmente, tendo infectado e levado a óbito milhares de pessoas ao redor do mundo, a ponto de ser classificado como uma pandemia, uma situação que não ocorria a cerca de 10 anos.
O que é uma pandemia?
Você provavelmente já ouviu os termos epidemia e pandemia, certo? Uma epidemia se refere a um surto epidemiológico que infecta um grande número de pessoas presentes em certa região, enquanto uma pandemia se refere a um grande número de pessoas infectadas nas mais diversas partes do mundo, que é exatamente o momento que estamos vivendo.
Que cuidados se deve tomar para evitar o contágio e proliferação do vírus:
Além dos já amplamente conhecidos cuidados referentes ao uso de álcool em gel, evitar aglomerações e lavar constantemente as mãos, algumas pessoas se esquecem da importância de tocar o rosto o menor número de vezes possível.
Isso porque, uma vez em contato com o vírus, ele pode invadir o sistema corporal através da boca, nariz e dos olhos! Assim, sempre que sentir uma coceira nessas áreas certifique-se de higienizar por completo a sua mão, evitando o uso de tecidos para cumprir tal tarefa.
Confira a seguir mais algumas dicas que podem te manter seguro:
- Lave as mãos com sabonete ou detergente por no mínimo 20 segundos ou utilize álcool em gel 70%;
- Garanta que embaixo das suas unhas também sejam higienizados;
- Evite o contato físico com outras pessoas e mantenha uma distância segura de no mínimo 1,5 metros;
- Evite ao máximo aglomerações;
- Cubra a boca com seu antebraço ao tossir ou espirrar;
- Não compartilhe objetos pessoais com outras pessoas como celulares;
- Se for possível, pratique a auto quarentena e saia de casa o menor número de vezes.
Além disso, nós ainda preparamos um passo a passo completo para você sobre como higienizar as suas mãos corretamente com o auxílio do álcool em gel, vamos lá?
Passo 01: Aplique o álcool em gel em suas mãos, garantindo que a quantidade seja suficiente para ambas;
Passo 02: Realize movimentos circulares com as palmas das mãos;
Passo 03: Em seguida, friccione entre os dedos com a palma de uma mão sob as costas da outra, e repita o processo alternando-as;
Passo 04: Junte as palmas das mãos e friccione entre os dedos novamente;
Passo 05: Faça uma concha com as mãos para higienizar as pontas dos dedos e faça movimentos de meia-volta;
Passo 06: Segure e gire os polegares, higienizando da base até as pontas;
Passo 07: Com as pontas dos dedos friccione as palmas em movimentos giratórios;
Passo 08: Espere suas mãos secarem naturalmente!
Os principais sintomas do coronavírus são:
Dentre os sintomas da contaminação por coronavírus, alguns se assemelham muito a uma gripe comum, como febre, tosse seca, espirros e até falta de ar, e caso você perceba que sofre de algum deles, evite sair de casa e peça ajuda através dos números de emergência: 190, 193 ou 199.
O que você já sabia e que não sabia ainda a respeito desta pandemia? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares e garanta que todos estarão tão informados quanto você, assim, fica mais fácil evitar a contaminação!