
Sala de lentes de contato: o test drive que você precisa
26 de novembro de 2021
Descolamento de retina: tipos, causas e tratamento
17 de dezembro de 2021O que é luz azul?
Existem dois tipos de luz azul, uma considerada boa e outra ruim para a vista. Isso porque ela possui dois espectros, o benéfico, chamado de azul-turquesa que estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e regula o ciclo circadiano (relacionado ao sono).
E o nocivo, azul-violeta, que está presente nas luzes artificiais de LED, celulares, computadores e diversos dispositivos digitais. Para evitar os efeitos maléficos, existe o filtro de luz azul, uma tecnologia para a lente incolor ou solar, que permite a passagem do espectro azul-turquesa e bloqueia apenas a toxicidade do espectro nocivo, aumentando o conforto visual e protegendo os olhos.
Sintomas de que você precisar usar óculos com filtro de luz azul
Como a maioria das pessoas passa grande parte do dia em frente às telas de dispositivos móveis ou computadores, é comum que tenhamos sintomas como:
- Fadiga Ocular;
- Visão embaçada;
- Fortes dores de cabeça;
- Olhos lacrimejantes.
Utilizando óculos com filtro de luz azul, você garante conforto visual e não precisa enfrentar os incômodos causados pela luz azul-violeta.
Vantagens de usar lentes com filtro de luz azul
Além de evitar os efeitos maléficos da luz azul-violeta, o filtro tem alguns benefícios:
- Diminuição do cansaço dos olhos
Quem passa o dia exposto às telas sabe como a vista e a mente podem ficar cansadas. Há uma exigência muito grande dos olhos que acabam ficando vermelhos, coçando e embaçados. Esse filtro pode reduzir esses sintomas.
- Melhores noites de sono
A incidência da luz azul interfere na produção natural da melatonina, substância estimulante do sono. Com o filtro, a incidência de luz é impedida e seus efeitos anulados.
- Redução de dores de cabeça
Ficar muitas horas na frente do computador, pode cansar a visão, e é nessa hora que o filtro de luz azul faz a diferença. Não usar o filtro pode ocasionar dores de cabeça leves, fortes e até mesmo as terríveis enxaquecas.
Tem algum desses sintomas? Está na hora de procurar um oftalmologista e entender se você precisa trocar ou utilizar novos óculos!


