
Doenças refrativas: quais são, sintomas e tratamento.
6 de fevereiro de 2022
Glaucoma: o que é, tipos e tratamento
14 de março de 2022Você sabia que os problemas de visão afetam mais mulheres do que homens? Os motivos são vários, incluindo alterações hormonais, uso de medicamentos, genética, e condições ambientais.
A alta expectativa de vida das mulheres em relação aos homens também influencia na saúde oftalmológica, especialmente após a menopausa. Nesses casos, a catarata e alguns tipos de glaucoma, por exemplo, manifestam-se por razões genéticas ou hormonais.
Os problemas de visão também podem surgir durante a gravidez. Fatores como o diabetes gestacional e o aumento da pressão arterial contribuem para o surgimento de doenças como vista embaçada e síndrome do olho seco. Para quem já possui alterações refrativas, pode ocorrer aumento de grau ocular.
Confira abaixo as 3 principais doenças oculares que afetam as mulheres.
Síndrome do olho seco
Redução da produção de lágrimas ou perda da sua qualidade. A síndrome está associada ao uso de antidepressivos, doenças autoimunes, alterações hormonais e problemas consequentes da gravidez.
Glaucoma
É caracterizado por aumento da pressão intraocular. Tem origem de inflamações e tumores nos olhos.
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Afeta a região central da retina (mácula) por conta da destruição dos fotorreceptores. As causas incluem fatores genéticos, hereditários e metabólicos.
O acompanhamento regular com um médico oftalmologista é essencial para identificar sintomas e sinais antes da progressão da doença, resultando em um tratamento mais efetivo.


