
Estrabismo e retinoblastoma na infância. Como lidar?
20 de junho de 2022
Semana da saúde ocular: saiba como cuidar dos seus olhos
6 de julho de 2022Sim. A diabetes pode prejudicar a visão gradativamente, levando à cegueira, muitas vezes irreversível.
A principal doença derivada dela é a retinopatia diabética. Ela acontece quando um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, causando estreitamento e às vezes bloqueio da visão.
Pode ocasionar perda de visão quando:
- Os vasos sanguíneos rompem-se e liberam sangue na cavidade vítrea;
- O sangue escapa para a região macular, provocando edema.
Tipos de Retinopatia Diabética
- Não proliferativa: é a doença nos estágios iniciais. Nela, é possível notar microaneurismas e hemorragias, assim como vasos sanguíneos obstruídos, privando diversas áreas da retina do suprimento sanguíneo.
- Proliferativa: é a fase mais avançada da doença, sendo caracterizada pelo aparecimento de novos vasos extremamente frágeis na superfície da retina e da papila. Estes, podem romper e liberar sangue na cavidade vítrea. Se não for tratada com emergência, pode levar à perda da visão.
Ao receber o diagnóstico de diabetes é importante fazer um acompanhamento com um oftalmologista para que futuramente não seja necessário realizar uma cirurgia.
Cirurgia
Caso seja preciso cirurgia, uma das possibilidades é a fotogoagulação retiniana com laser argônio.
Esse é um procedimento que envolve a aplicação de laser argônio nas estruturas intraoculares selecionadas pelo médico e que trata doenças como tumores ou dos vasos sanguíneos.
É uma cirurgia útil no tratamento da retinopatia retiniana que geralmente dispensa internação, e é feito apenas com o uso de colírio anestésico.
Você precisa desse procedimento?
Conte conosco!



