
Outubro Rosa e Novembro azul: juntos pela vida
21 de outubro de 2022
4 doenças que podem levar à cegueira
13 de dezembro de 2022Valorizar o seu olhar é a nossa missão. Por isso, hoje vamos responder as dúvidas mais frequentes sobre a visão e te ajudar a tomar conta dos olhos da melhor forma possível.
1. Ficar muito tempo em frente às telas prejudica a visão?
Há um estudo nos Estados Unidos sobre o uso excessivo de celulares poder levar à miopia, mas ainda não existe comprovação científica. O que sabemos é que durante o uso de celulares, do computador ou até mesmo da televisão, há uma diminuição no número de piscadas, podendo causar sintomas como dores de cabeça, ardência nos olhos e lacrimejamento.
2. Ler em movimento causa descolamento de retina?
Você provavelmente já ouviu alguém dizendo isso. Mas está tudo bem! Sua leitura pós-trabalho não vai te prejudicar (tanto). O fato é que quando estamos em movimento podemos ter fadiga ocular, além de tonturas e dores de cabeça. Isso porque do ponto de vista central, o cérebro decodifica a imagem à sua frente tendo como referencial um ponto parado, mas a visão periférica ao analisar a paisagem em movimento sinaliza ao corpo que você está em movimento, gerando possíveis náuseas.
3. Ter glaucoma significa que vou perder a visão?
Apesar de o glaucoma ser reconhecido pela OMS (Organização das Nações Unidas) como uma das doenças que mais causam cegueira irreversível, isso não quer dizer que você está fadado à cegueira. Para que isso não aconteça, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para que o tratamento seja efetivo.
4. Posso usar colírio diariamente?
Apenas o oftalmologista vai poder dizer com propriedade qual o colírio que você deve usar. Há aqueles lubrificantes, que são coadjuvantes da lágrima, os antibióticos, os anti-inflamatórios e muitos outros. Visite um oftalmologista e entenda o seu caso.
5. Os óculos de sol realmente protegem os olhos?
Sim, mas apenas aqueles que têm proteção UVA e UVB. Isso porque estes raios prejudicam a mácula, parte mais importante da retina. Quando as lentes do acessório não possuem proteção contra os raios UV, eles servem apenas como porta de entrada para que estes mesmos raios danifiquem o interior ocular. Isso acontece porque, por serem mais escuros, as pupilas se dilatam, tornando a passagem da luz mais fácil e podendo causar uma série de problemas.
Tem mais dúvidas?
Agende uma consulta conosco e aproveite para verificar como está a saúde da sua visão!


