Moscas volantes: o que são, como surgem e como tratar.

Como você descarta suas lentes de contato usadas?
8 de julho de 2020
Julho Amarelo: Qual a relação entre as hepatites e a visão? Descubra agora!
11 de julho de 2020
Show all

Moscas volantes: o que são, como surgem e como tratar.

Você já viu alguma coisa parecida em frente aos seus olhos? Você nota algo que “flutua” à frente deles quando olha para o céu, para um ambiente claro ou até mesmo uma parede de cor uniforme? 

Você pode sofrer de Moscas Volantes, e hoje nós vamos te contar sobre como elas surgem, por que surgem e quais são as soluções possíveis! 

Como elas surgem? 

Se manifestando como linhas ou pontos à frente dos olhos, elas podem ser resultadas de ações simples como esfregar os olhos ou simplesmente o envelhecimento de algumas partes da estrutura ocular, e na maioria das vezes – mas nem sempre – dispensam tratamento. 

Além dos formatos citados acima, elas ainda podem se parecer com teias de aranha, filamentos, manchinhas ou mesmo círculos de diferentes tamanhos. 

Por que surgem? 

Fisicamente, as moscas volantes surgem por conta do envelhecimento do vítreo, o fluído gelatinoso que preenche o globo ocular, que se contrai e se separa da retina (uma espécie de tela onde as imagens são projetadas, responsável por traduzir o que vemos para o cérebro) em alguns pontos. 

Como resolver? 

Entretanto, mesmo tratando-se de um problema bastante comum e que nem sempre representa riscos, caso o motivo de seu aparecimento seja mais grave, é necessário um procedimento realizado com laser. Por isso, o ideal é consultar um profissional para ter certeza sempre que possível. 

Sinais de alerta:  Caso você note que surgiram novas moscas volantes repentinamente, haja um quadro de perda de visão, você note mais moscas volantes que o habitual ou apareçam flashes de luz, você deve buscar imediatamente o auxílio de um médico oftalmologista, pois elas podem ser resultado de um problema mais grave! 

Existe algum grupo de risco? 

Existe sim! As moscas volantes são mais comuns em adultos após os 45 anos de idade e também recorrentes em pacientes que sofram com a miopia, além de poderem ser consequência da cirurgia de cataratas, do tratamento com YAG laser ou mesmo de pacientes que tenham passado por alguma inflamação intraocular. 

E então, notou que algo parecido surgiu à frente dos seus olhos recentemente? Sempre busque ajuda médica para receber um diagnóstico precoce, evitando agravamentos e garantindo assim o sucesso no tratamento.