Quando o ceratocone é considerado grave?

Você possui cílios desalinhados?
22 de julho de 2022
O colesterol alto afeta a visão?
8 de agosto de 2022
Show all

Quando o ceratocone é considerado grave?

A palavra ceratocone é derivada de duas palavras gregas: Kerato – que significa córnea; e Konos – que significa cone. Desta forma, como o próprio nome diz, no ceratocone a córnea sofre um afinamento progressivo da porção central, adquirindo o formato de cone. 

Quais os sintomas? 

É muito comum o paciente apresentar: 

  • Incômodo ocular; 
  • Diplopia (visão dupla); 
  • Halos em torno das luzes; 
  • Fotofobia (sensibilidade anormal à luz). 

À medida que a córnea vai se tornando afinada, o paciente percebe que a visão está borrada e distorcida, a qual pode ser moderada ou severa. Ocorrem modificações frequentes nas prescrições dos seus óculos em curto período de tempo e, além disso, os óculos já não fornecem uma correção visual satisfatória. 

Quando se torna grave? 

Quando não há tratamento, o ceratocone pode progredir e deixar a visão extremamente prejudicada, a ponto de dificultar atividades diárias.  

Entretanto, a doença é administrável e tem muitos tratamentos. Com acompanhamento, é possível retardar muito a progressão da doença e impedir a perda de visão. 

Qual o tratamento? 

  1. Uso de óculos  

 Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. 

  1. Lentes de contato  

Ajudam a regular a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade.  

  1. Anel de Ferrara  

Este implante regulariza curvatura da córnea, sendo realizado sob anestesia tópica e com duração de aproximadamente 10 minutos. 

Não espere este problema evoluir para procurar um especialista! Ao primeiro sinal, agende sua consulta com um especialista.