Já ouviu falar sobre Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

Primavera e visão: como eles estão conectados?
22 de setembro de 2022
Outubro Rosa e Novembro azul: juntos pela vida
21 de outubro de 2022
Show all

Já ouviu falar sobre Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

Quando você pensa em envelhecimento, o que vem à mente? Se são rugas, cabelos grisalhos e dores nas costas, você não está sozinho. Mas há muitas outras coisas que acontecem quando envelhecemos que não são muito comentadas. Uma dessas coisas é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). 

 O que é DMRI? 

A DMRI é uma deterioração progressiva e indolor da mácula – a parte do olho que controla a visão central. Afeta milhões de pessoas com mais de 50 anos e é responsável por mais da metade de todos os casos de cegueira entre pessoas com 65 anos ou mais. Felizmente, existem tratamentos disponíveis se você tiver sinais precoces. 

A mácula é uma área central da retina que permite ver detalhes finos com clareza e ver em frente. A progressão da DMRI causa danos progressivos aos fotorreceptores (células sensíveis à luz), o que resulta em visão embaçada ou cegueira 

DMRI seca 

O tipo mais comum de DMRI é a degeneração macular seca. Essa forma ocorre quando os neurônios da retina param de funcionar corretamente e, como resultado, os resíduos se acumulam entre as células. Esses produtos residuais podem incluir lipofuscina e drusa, que são depósitos de pigmento ou outras substâncias que se acumulam sob a superfície da retina. Com o tempo, esses depósitos podem quebrar partes da retina e causar perda de visão. 

Os sintomas da DMRI geralmente se desenvolvem lentamente ao longo do tempo, sem dor ou desconforto – e geralmente são difíceis de reconhecer no início, pois começam com pequenos pontos cegos em sua visão central antes de se espalhar para fora. A progressão depende de quão rápido você perde a visão; algumas pessoas podem experimentar uma perda rápida, enquanto outras têm muito pouca mudança ao longo de vários anos. 

A degeneração macular é uma doença progressiva que não o deixará cego, mas pode afetar sua qualidade de vida. É importante procurar tratamento de um oftalmologista o mais rápido possível – quanto mais cedo você pegar, maior a chance de tratamento e prevenção bem-sucedidos.