Conjuntiva: a barreira protetora dos olhos

Retinopatia Diabética: o que é, tipos e tratamento
28 de dezembro de 2021
Catarata: o que é, sintomas e tratamento
25 de janeiro de 2022
Show all

Conjuntiva: a barreira protetora dos olhos

Você sabe o que é a conjuntiva?  

É uma membrana mucosa, fina e transparente que reveste a parte posterior da pálpebra, se prolongando até o exterior da córnea, a esclera, parte branca do olho. Sua função é proteger o olho contra agentes externos. 

Quais as doenças mais comuns que afetam a conjuntiva? 

Conjuntivite 

A membrana conjuntiva é responsável pela proteção dos olhos, e quando em contato com corpos ou substâncias estranhas, pode sofrer irritação ou inflamação, a famosa conjuntivite.  

Ela pode ser causada por reações alérgicas, contato com elementos irritantes ou vírus e bactérias. No último caso, são altamente contagiosas.  

Seus sintomas incluem: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de cisco nos olhos, secreção e coceira.  

Para evitar o contágio, é importante higienizar sempre as mãos e evitar contato com os olhos. Além de manter tudo que possa estar contaminado fora do alcance dos olhos.  

Linfoma conjuntival  

Linfoma é um tipo de câncer causado pela propagação de linfócitos. Apesar de ser um câncer, costuma ser tratável e curável, sem causar muitos danos à visão.  

Os sintomas são sensação de olhos saltados (proptose), mancha rosada na superfície da conjuntiva, e impressão de relevo na pálpebra. Em casos raros há dor, vermelhidão e/ou visão dupla.  

Melanoma Conjuntival 

É um tipo de câncer derivado de mancha ou pinta, que ocorre na superfície do olho. O aparecimento de manchinhas nos olhos ou o crescimento delas não é normal, e deve ser minuciosamente examinado por um médico oftalmologista e um oncologista.  

O tratamento é sempre cirúrgico e tem o objetivo de remover todo o tumor com margens livres.  

Possui algum sintoma envolvendo a conjuntiva?
Está na hora de realizar uma consulta com um oftalmologista!