Você sabe qual a periodicidade ideal para consultar um oftalmologista?

A tecnologia a favor dos deficientes visuais!
3 de junho de 2019
Entenda como funcionam as lentes intraoculares 
10 de junho de 2019

Você sabe qual a periodicidade ideal para consultar um oftalmologista?

No post sobre a campanha Abril Marrom [acesse clicando aqui] nós falamos um pouco sobre as doenças que podem afetar a visão, e também sobre as indicações de periodicidade ideal para consultar um oftalmologista, mas cada caso é um caso, e por isso você deve ficar atento ao seu calendário de consultas! 

 

De quanto em quanto tempo se deve visitar um oftalmologista? 

 

Até os dois anos de idade, o ideal é que se faça visitas semestrais a um profissional dessa área, lembrando é claro da importância do teste do olhinho, realizando ainda no recém-nascido. A partir dessa idade, até a vida adulta, a recomendação é que se visite um oftalmologista no mínimo uma vez ao ano, e isso é reforçado ainda para pessoas que já precisam da ajuda de óculos para enxergar. 

Com a chegada da melhor idade e aos primeiros sinais de desgaste da visão, é necessário voltar a realizar um acompanhamento semestral ao consultório, pois é nessa fase da vida que doenças como a catarata ou a DMRI (degeneração macular referente à idade) costumam aparecer, além de outros agravantes como a hipertensão ou a diabetes. 

Mas é imprescindível lembrar que há casos especiais de doenças que não apresentam sintomas ou que avançam rapidamente, e se você se encaixa neste quadro, as visitas podem se tornar ainda mais frequentes. 

 

Quais sintomas indicam que chegou a hora de atualizar os seus óculos? 

 

Algumas pessoas sentem dores de cabeça, apresentam visão embaçadaincômodo nos olhos, outras pessoas não apresentam nenhum sintoma tão aparente. Por isso, busque fazer consultas regulares. 

Quando já se usa óculos ou mesmo lentes de contato, o ideal é refazer os exames anualmente a partir dos resultados anteriores, pois nesse período é normal que sua graduação mude ou, para alguns pacientes, surjam alterações na saúde ocular. 

Além disso, armações quebradas, lentes arranhas ou embaçadas não devem ser algo com o qual se habituar, por isso, em caso de desgaste dos seus óculos procure um profissional para realizar a manutenção adequadas ou mesmo substituí-los! 

 

Faz mais de um ano que você realizou a troca dos seus óculos? Tem apresentado algum sintoma de que talvez tenha chegado a hora de trocá-los? 

 Ao menor sinal de que os seus dispositivos já não suprem a sua visão, busque a ajuda de um profissional. 

 Aqui no HOSC nós realizamos mais de 15 tipos de exames, e podemos te ajudar a descobrir o momento mais adequado para renová-los! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *