Os homens e a saúde ocular
6 de novembro de 2018
Guia do Paciente para consulta: o que devo perguntar?
6 de dezembro de 2018
Show all

Tudo sobre a Doação de Córneas

A córnea está em nossos olhos o tempo todo, mas talvez algumas pessoas passem a vida inteira sem percebê-la. Ela é um tecido bem fino, transparente e muito resistente que fica na parte “de fora” do olho.

A córnea possui três funções principais: proteção, transmissão de luz (já que ela é a primeira interface que a luz atravessa) e refração, ou seja, o grau do paciente.

Sua transparência e formato são essenciais para que o indivíduo consiga enxergar corretamente. Consequentemente, qualquer alteração em sua estrutura pode ser significativamente prejudicial para a saúde ocular.

Por toda essa responsabilidade que a córnea carrega consigo, o transplante de córnea é o procedimento que mais traz benefícios para pacientes com dificuldade visual, inclusive para pacientes com cegueira.

Quem pode doar as córneas?
Pacientes que vieram a falecer entre 2 a 80 anos de idade e que tiveram morte por parada cardíaca inferior a 6 horas ou morte encefálica.

O que um doador de córneas NÃO pode ter.
A doação de córneas não pode ser realizada por pessoas que tenham:

– Linfomas ativos e leucemias;
– Hepatites B e/ou C;
– HIV (AIDS);
– Infecção generalizada;
– Endocardite bacteriana;
– Morte de causa desconhecida;
– Raiva;
– Algumas doenças em atividade como sífilis ativa e leptospirose.

Pessoas com deficiência visual podem doar suas córneas?
Sim! Caso a deficiência visual não afete a córnea, o paciente poderá doá-las sem problemas.

Pessoas com miopia, hipermetropia, astigmatismo, que façam uso de óculos ou lente de contato, que já pegaram conjuntivite e a curaram ou pessoas que tenham algum câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer no olho estão aptas para doação de córnea.

Toda cegueira pode ser curada com a doação de córneas?
Não. Nem todos os tipos de cegueira são causados por alguma infecção ou deformação na córnea. Algumas podem ter origem em deformações ou inflamações em outras partes dos olhos.

Quanto custa para doar a córnea?
Zero reais! Basta apenas a sua boa vontade em deixar um legado de saúde e felicidade que o governo se encarrega do restante.

Para quem irá a córnea doada?
Você não pode doar a córnea para alguém em específico. Todo órgão doado, assim como a córnea, é distribuído pela Central de Transplantes, conforme a ordem da lista única, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde e auditada pelo Ministério Público.

Para que um doador seja selecionado, além da lista de espera, ele precisa passar por uma seleção que avalia seu histórico, exame físico, testes fisiológicos, entre outros critérios. Somente após a validação destes e a verificação de uma compatibilidade, é que a doação é realizada.

Como posso fazer para ser um doador de córneas?
Para ser um doador é simples: basta avisar os seus familiares! Irmãs ou irmãos, cônjuge, pai, mãe, filhos, avôs, avós e netos são os responsáveis pela liberação.

Além de seus familiares, converse com alguns amigos também! Quanto mais pessoas souberem que você é um doador, melhor. E, no meio disso, você pode inspirar alguém a ser um doador também!

Seja de córnea ou qualquer outra parte do corpo humano, a doação é importante para que a sua vida possa ajudar outras a continuarem com saúde e felicidade. Seja um doador!