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Qual a relação entre a sua alimentação, exercícios físicos e os seus olhos? Descubra agora!

Talvez você tenha ouvido desde criança que “comer cenouras faz bem para os olhos”, mas será que isso é realmente verdade? É o que nós vamos te contar hoje no blog do HOSC, trazendo uma série de dicas de alimentos que fazem a diferença na sua visão e ainda alguns exercícios simples e acessíveis para você praticar em casa mesmo! 

 É de conhecimento geral que todas as frutas, legumes e verduras trazem consigo vitaminas e minerais que mantém nosso corpo e mente saudáveis e funcionando, mas algumas delas ainda atuam beneficamente em áreas específicas do nosso sistema, como é o caso da vitamina A para os olhos, além de vitaminas complementares como a C e E, agindo de maneira eficiente na mesma região. 

 Mas onde encontrar esses verdadeiros presentes da natureza? Nós listamos para você abaixo alguns alimentos ricos em vitaminas A, C e E, por ordem de maior quantidade para menor em sua composição: 

 Grupo de alimentos ricos em vitamina A: 

  • Cenoura; 
  • Batata doce; 
  • Pimentão; 
  • Acelga; 
  • Ameixa; 
  • Mamão papaia.

 Grupo de alimentos ricos em vitamina C: 

  • Laranja; 
  • Limão; 
  • Abacaxi; 
  • Goiaba; 
  • Kiwi; 
  • Morango; 
  • Acerola; 
  • Caju; 
  • Tangerina; 
  • Tomate.

 Grupo de alimentos ricos em vitamina E: 

  • Sementes de girassol; 
  • Amêndoas; 
  • Avelã; 
  • Nozes; 
  • Amendoim; 
  • Castanha-do-pará; 
  • Azeitona; 
  • Ovo cozido; 
  • Abacate; 
  • Kiwi. 

Ah, e ainda tem alimento que é simplesmente rico em pelo menos duas das três vitaminas que nós citamos aqui em cima! São eles o espinafre, a manga, os brócolis e o melão. 

Dica extra: os peixes, além de ricos em ômega 3, também fornecem vitamina A! Por isso, além de legumes e vegetais, ainda é uma ótima ideia incluir pratos e receitas com opções como o salmão nas suas refeições. 

Mas pra cuidar da saúde dos olhos e do corpo, nossas dicas não param por aí, afinal, tudo na vida é equilíbrio e realizar exercícios físicos são um complemento e tanto para te ajudar nessa jornada! E nós não estamos falando necessariamente sobre ir para a academia todos os dias ou levantar muito peso. Confira agora algumas atividades simples que você pode praticar no seu bairro ou até mesmo na sala de casa, sozinho ou não: 

  • Pular corda; 
  • Caminhar ao ar livre; 
  • Fazer agachamento (com ou sem pesos); 
  • Abdominais; 
  • Andar de bicicleta; 

Lembrete importante: nunca se esqueça de realizar os alongamentos e aquecimentos antes de qualquer atividade, assim, você evita contusões leves ou sérias. Lembre-se ainda que em caso de problemas de saúde, o ideal é consultar um profissional para descobrir quais atividades você deve ou não fazer, evitando aumentar problemas já existentes. 

E então, curtiu as nossas dicas preparadas especialmente para te ver de bem com a vida? Lembrando que, apesar de o dia da saúde e nutrição ser celebrado apenas em 31 de março, se preocupar com o que você ingere e praticar exercícios é fundamental para manter a saúde do corpo todo em dia! 

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