Deslocamento de retina: o que é e como tratar?
15 de fevereiro de 2019
07 Dicas para manter sua visão saudável
7 de março de 2019

Presbiopia, o que é?

Se você ainda não tem Presbiopia, certamente vai ter. Essa doença atinge 100% da população acima de 40, 45 anos. Mas, fique tranquilo. A Presbiopia é um processo natural de nossos olhos e é de fácil correção.

 

Certamente você já viu alguém nessa situação ou está passando por isso: precisar esticar bem os braços para conseguir ler uma revista ou um folheto. Para esse “fenômeno”, damos o nome de Presbiopia, que nada mais é que a dificuldade em enxergar objetos próximos.

 

Quais são as causas da Presbiopia ?

Em nossos olhos, logo abaixo da íris, há o cristalino. Essa estrutura gelatinosa é responsável pelo foco dos objetos próximos, como uma lente fotográfica. Quando você está lendo uma bula de remédio ou as letras miúdas de um contrato, é o seu cristalino que está em ação neste momento.

 

Porém, isso não dura para sempre. A elasticidade do cristalino diminui progressivamente com a idade, piorando até os 65 anos. Depois desta idade, a tendência é estabilizar.

 

Essa perda da elasticidade do cristalino impede que os olhos foquem adequadamente, causando a Presbiopia.

 

Qual a diferença entre Presbiopia e Hipermetropia?

Apesar de ambas causarem o mesmo desconforto visual (dificuldade em enxergar objetos próximos), suas causas são diferentes. Como já mencionado, Presbiopia é um processo natural que tem origem em nosso cristalino. Já a hipermetropia tem como causa o formato da córnea mais reto do que o normal ou o tamanho dos olhos são menores que o usual.

 

Sintomas da Presbiopia:

O sintoma mais característico da Presbiopia é a necessidade de afastar objetos para conseguir enxergá-los melhor, assim como dificuldades em visualizar imagens ou letras pequenas e visão borrada para perto.

 

Alguns sintomas não são tão óbvios e merecem o dobro de sua atenção. Caso você tenha dores de cabeça após a leitura e necessidade de mais luz para atividades em que o objeto está próximo, procure seu oftalmologista. Ambos também são sintomas de Presbiopia.

 

Quais os tratamentos para a Presbiopia?

Por ser um processo natural, a Presbiopia irá afetar sua visão, quer você queira ou não. A boa notícia é que esta doença é controlável, mas deve ser acompanhada com seriedade. Caso você não cuide de sua presbiopia, ela poderá causar inúmeros desconfortos em seu cotidiano.

 

Óculos de grau e lentes de contato são as soluções mais comuns para a Presbiopia. Por ser uma doença que piora com o tempo, a visita ao oftalmologista deve ser recorrente, para que o seu grau seja ajustado.

 

Caso você tenha alguns dos sintomas acima, procure seu médico oftalmologista! Lembre-se: somente este profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *