Obesidade: qual a relação com os olhos?

Volta às aulas 2021: de olho nos sinais de problema de visão nos pequenos.
19 de abril de 2021
Show all

Obesidade: qual a relação com os olhos?

No dia 04 de março ocorreu o dia mundial da obesidade, e você sabia que além de fazer mal para todo o organismo, ela também pode afetar a saúde da sua visão? 

Em um estudo recente realizado na Colômbia com quase 3 mil pacientes, pesquisadores descobriram que as pessoas obesas têm cerca de 44% maiores chances de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), além de outras doenças como a diabetes, que também afeta comprovadamente a saúde da visão. 

Além disso, outros estudos ainda afirmam que a apneia do sono (que é a causa do ronco durante a noite) pode estar ligada a decorrência de quadros de glaucoma, devido as variações de oxigênio no organismo que causa. 

Mas como combater esse mal afinal? 

A obesidade pode se resultado de uma série de fatores que até mesmo se somam, como herança genética, sedentarismo, pré-disposição e/ou maus hábitos, e para combatê-la de fato, o ideal é encontrar a fonte do problema. 

Para isso, é importante que você realize acompanhamento médico com diferentes profissionais, como nutricionistas ou gastroenterologistas, que te indicarão os melhores tratamentos. 

Entretanto, é sempre indicado adotar alguns hábitos e mudanças como: 

  • Iniciar uma reeducação alimentar; 
  • Praticar exercícios regularmente; 
  • Manter uma dieta equilibrada; 
  • Realizar exames periodicamente. 

Gostou das dicas? Então não se esqueça: comece a se cuidar hoje, a saúde de todo o seu corpo agradece!