Miopia, astigmatismo ou hipermetropia? Saiba a diferença!

5 hábitos que prejudicam sua visão
23 de julho de 2018
7 sintomas de problemas oculares
25 de julho de 2018

Miopia, astigmatismo ou hipermetropia? Saiba a diferença!

As doenças refrativas são patologias que fazem com que a imagem não seja projetada na retina e, por essa razão, não seja recebida adequadamente pelo cérebro. Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia são as principais e mais comuns dos distúrbios refrativos. Entenda a diferença entre elas, seus sintomas e possíveis tratamentos!

 

Dificuldade em enxergar objetos distantes: Miopia

– O que é? Quais são os sintomas?

Miopia é o distúrbio refrativo mais comum do mundo. Caracteriza-se pela a dificuldade em enxergar “de longe”, em não conseguir perceber objetos que estão distantes, pois ficam borrados. Apesar de muito comum, poucas pessoas identificam que têm esse problema, pois conseguem focar e enxergar objetos próximos com clareza e acreditam ser natural a dificuldade em enxergar objetos distantes.

– Causas

A causa mais aceita pela comunidade médica é a genética, ou seja, se algum parente seu possui esse distúrbio refrativo, há grande chances de você também desenvolvê-lo.

A velhice também é um fator que contribui para o aparecimento da Miopia. Com a visão cansada, depois de tantos anos, não conseguimos enxergar com a mesma precisão objetos que estão longe (Miopia), e nem os que estão perto (Hipermetropia).

– Quem pode ter?

A Miopia pode aparecer em todas as fases da vida, sendo mais comum em pessoas acima de 40 anos.

– Tratamentos

A Miopia pode ser facilmente corrigida com a utilização de óculos ou lentes de contato. É comum que pacientes apresentem alterações nos graus de Miopia ao longo dos anos. Quando o grau se estabiliza, o médico pode recomendar a cirurgia refrativa, procedimento rápido e eficaz que irá corrigir as imperfeições oculares, liberando o paciente da utilização de óculos ou lentes de contato.  

 

Dificuldade em enxergar objetos próximos: Hipermetropia

– O que é? Quais são os sintomas?

A Hipermetropia é um distúrbio refrativo comum e se caracteriza pela dificuldade em focar, em enxergar objetos que estão próximos. Ao contrário da Miopia, esse distúrbio é facilmente diagnosticado pelos pacientes, pois percebem rapidamente a dificuldade nas tarefas cotidianas. A visão embaçada para perto é o sintoma mais comum, mas existem outros como dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.

– Causas

Assim como a Miopia, a Hipermetropia também aparece por causas genéticas ou pelo desgaste da visão com a idade.

– Quem pode ter?

A Hipermetropia pode aparecer em todas as fases da vida, sendo mais comum em pessoas acima de 40 anos.

– Tratamentos

Assim como a Miopia, a Hipermetropia pode ser facilmente corrigida com a utilização de óculos ou lentes de contato. Cirurgias refrativas podem ser recomendadas pelo médico assim que o grau estabilizar.

 

Visão turva ou desfocada: Astigmatismo

– O que é? Quais são os sintomas?

O Astigmatismo é caracterizado por uma má formação na córnea, geralmente aparente desde o nascimento. Desta forma, os pacientes com Astigmatismo se queixam de um efeito de distorção da imagem, tanto para longe quanto para perto.

– Causas

As causas ainda são desconhecidas. Acredita-se que o fator genético influencie, assim como na Miopia e Hipermetropia. Traumas oculares que danifiquem a córnea também podem causar Astigmatismo.

– Quem pode ter?

É comum que o Astigmatismo se manifeste ao nascimento e ocorra poucas alterações em sua gravidade ao longo da vida.

– Tratamentos

Assim como a Miopia e a Hipermetropia, o Astigmatismo pode ser facilmente corrigido com a utilização de óculos ou lentes de contato. Cirurgias são recomendadas em casos mais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *