Guia do Paciente para consulta: o que devo perguntar?

Tudo sobre a Doação de Córneas
17 de novembro de 2018
Conjuntivite: causas, sintomas, tratamento e prevenção
28 de dezembro de 2018
Show all

Guia do Paciente para consulta: o que devo perguntar?

Chegou a hora de sua consulta oftalmológica. Algumas pessoas conseguem se expressar bem e dizer tudo aquilo que estão sentindo e pensando, mas é comum que chegue no consultório pacientes mais tímidos e com um pouco mais de dificuldade na comunicação.

Ser introvertido ou extrovertido não deve ser algo que atrapalhe sua consulta oftalmológica. Você deve tirar todas as suas dúvidas para que a sua saúde ocular esteja em dia.

Não sabe muito bem o que perguntar? O HOSC preparou essa colinha com perguntas e dicas para que você consiga tirar as principais dúvidas com seu oftalmologista.

– Explique seu caso sem censuras!

Alguns pacientes ficam receosos de usarem certos termos comuns do dia a dia durante uma consulta, por acharem que irão passar vergonha perante o especialista. Fique tranquilo! É função do oftalmologista esclarecer suas dúvidas e deixar sua saúde em dia. Fale do jeito que você compreende para que ele possa saber tudo o que está acontecendo e passar o melhor tratamento.

– Liste os problemas de visão de sua família e pergunte como evitá-los.

Algumas doenças são hereditárias, ou seja, passam dos pais para os filhos. É interessante você fazer um levantamento das doenças oculares de seus familiares mais próximos e repassar ao médico. Afinal, prevenção é o melhor remédio, não é mesmo?

– Informe sintomas anormais de sua visão.

Se precisar, faça uma lista dos sintomas que você percebe que estão fugindo da normalidade de sua visão. Flashes, pontos escuros, os famosos “mosquitinhos”… tudo deve ser comunicado para que ele possa chegar ao diagnóstico mais preciso.

– O que isso quer dizer?

Teve algum termo que você não entendeu durante a consulta? Pergunte! Não saia com dúvidas e questione todo e qualquer assunto que fugir de sua compreensão. Pense dessa forma: como você irá cuidar de sua saúde se não compreendeu corretamente o que você tem? Saia bem informado para não cometer erros!

– Qual a dosagem certa?

É comum que os pacientes se confundam um pouco quando os médicos oftalmologistas prescrevem algum medicamento para ser ministrado. Se você não compreendeu a dosagem, pergunte novamente! Aliás, recomendamos que, mesmo que você tenha compreendido o que o médico prescreveu, repita para ele em voz alta para que tudo fique confirmado. Todo cuidado com a saúde é pouco!

– Qual a causa deste problema?

Se existe algum problema oftalmológico causado por um comportamento seu, é interessante saber o que ocasionou a patologia para que você não volte a repetir. Questione seu médico sobre as possíveis causas de sua situação para que o erro não se repita!

– O que devo levar em consideração para escolher as lentes, óculos (entre outros)?

Esta questão, possivelmente, é a mais esquecida pelos pacientes. Quando o oftalmologista receita o uso de lentes ou óculos, é interessante você perguntar se existe alguma lente específica recomendada para o seu caso. Às vezes, essas lentes podem auxiliar a minimizar o problema ou, ao menos, impedir o avanço desta situação.

Gostou do nosso pequeno guia? Ele será fundamental para você tirar todas as suas dúvidas no oftalmologista. Fique a vontade para adicionar ou modificar as questões de acordo com as suas necessidades pessoais. O importante é você sair sem dúvidas e com a sua saúde ocular em dia!