Estresse e a visão: qual a relação?

Colesterol e a saúde dos olhos: tem relação?
8 de agosto de 2019
Você sabia que a Esclerose Múltipla afeta a visão também? Vamos combatê-la juntos nesse Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla!
30 de setembro de 2019

Estresse e a visão: qual a relação?

Não é à toa que estresse é considerado um dos maiores males da humanidade, afinal, ele faz mal para todo o organismo e até existem algumas maneiras para evita-loentretanto, o que poucas pessoas sabem é que ele também pode afetar a saúde dos seus olhos! 

É isso mesmo, além de causar muita dor de cabeça (tanto no sentido literal quanto no figurado), ele ainda pode trazer sintomas como dificuldade em focar, visão embaçada, ardência e causar até a fadiga ocular, um problema que atinge todas as idades. Mas afinal, quais os estresses oculares que podem ocasionar doenças? 

Dentre os principais provocadores dos sintomas que citamos acima, estão os que nós vamos te apresentar agora, por isso tente evita-los no seu dia a dia 

Passar muito tempo olhando para telas eletrônicas: quando passamos muito tempo na frente de celulares, computadores ou até mesmo da televisão, seja em casa ou no trabalho, provocamos um exercício denominado de micro flutuações, onde os músculos do interior ocular buscam focar constantemente, logo, cansando-se mais facilmente. 

Ficar muito tempo em ambientes fechados com ar-condicionado: como já falamos em algumas de nossas postagens nas redes sociais, o sistema de ar-condicionado faz com que a umidade do ar caia drasticamente, e até mesmo a sua velocidade de ventilação tem o poder de prejudicar os olhos. 

Não lubrificar os olhos: piscar é um dos hábitos involuntários do nosso organismo, entretanto, quando estamos focados em algo, como lendo um livro ou mesmo utilizando nosso celular ou trabalhando, consequentemente piscamos menos. Por isso, busque piscar mais vezes e quando necessário, busque o auxílio de colírios que imitam a lágrima do olho! 

Importante se lembrar: não compre colírios por conta própria, sempre consulte antes a opinião e orientação de um profissional. 

Forçar a visão: quando foi a última vez que você realizou uma manutenção dos seus óculos de grau? Como nós já falamos por aqui, a recomendação é que na vida adulta, você realize no mínimo uma visita ao oftalmologista anualmente, e não atualizar sua graduação pode te fazer forçar a visão para enxergar melhor. 

A iluminação tem um papel fundamental: luz amarela ou azulada? Mais claro ou mais escuro? Seja para trabalhar ou para ler, sempre busque permanecer em ambientes que sejam confortáveis aos seus olhos, pois a cor e a luminosidade também podem provocar um quadro de fadiga ocular! 

Não tirar um tempo para descansar a cabeça: você já coloca tudo isso em prática e mesmo assim tem sentidos os maus sintomas da fadiga ocular? Então quem sabe quem precisa de um tempo é a sua cabeça! Busque relaxar alguns minutos por dia com os olhos fechados, e veja como tanto seu nível de estresse quanto sua irritação ou secura irão diminuir consideravelmente. 

Viu só? Por isso é tão importante evitar o nervosismo e estresse sempre que possível tirar um tempo para descansar e se distrair, isso faz bem para todo o corpo e te ajuda a enxergar melhor a vida! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *