Ecobiometria, Lente Intraocular e mais: entenda qual a importância do exame para este procedimento!

As cores de agosto, o mês laranja e dourado.
6 de agosto de 2020
Dia do Combate ao Fumo: Você sabia que o tabagismo pode agravar quadros e levar à perda de visão?
31 de agosto de 2020
Show all

Ecobiometria, Lente Intraocular e mais: entenda qual a importância do exame para este procedimento!

ecobiometria é um dos mais de 15 exames realizados por aqui com equipamentos de alta tecnologia e profissionais altamente qualificados, e que tal saber um pouco mais sobre ele? 

 Para que serve a ecobiometria? 

ecobiometria é indicada para medir o comprimento do globo ocular, ou, mais claramente, medir o tamanho do olho do paciente. 

Como é feita: ela é realizada através de ondas de ultrassom com uma sonda muito semelhante a uma caneta comum, e o procedimento costuma ser bem rápido e simples, levando apenas alguns minutos. 

Ah, e o mais importante, ela é frequentemente utilizada para identificar qual o grau correto da lente intraocular a ser implantada no paciente, trazendo mais segurança para o procedimento! 

E que tal relembrar um pouco alguns fatos sobre esse procedimento que também realizamos por aqui?! 

Como o próprio nome já diz, elas são lentes de um material especial que, através de uma cirurgia rápida e simples, são colocadas no lugar do cristalino, uma parte interna do olho que pode envelhecer com o passar do tempo e é também onde se forma a catarata. 

Uma boa alternativa para você abandonar os óculos e até a manutenção diária das lentes de contato, as lentes intraoculares são uma solução simples e tecnológica para diversos problemas. Mas qualquer pessoa pode se submeter a um procedimento para utiliza-las? 

Este procedimento é indicado para pessoas que não gostam de usar óculos ou necessitam de uma graduação muito alta, pessoas que praticam esportes (principalmente os esportes aquáticos, que se tornam mais difíceis com lentes de contato), ou mesmo pessoas que apresentam rejeição a lentes de contato. 

Entretanto, como cada caso é um caso e você precisa estar apto para se submeter ao procedimento, uma série de exames e acompanhamento médico são realizados antes e após, para garantir a efetividade do processo. 

Sobre a cirurgia e recuperação do paciente:  

A cirurgia para a implantação das lentes intraoculares dura em média de 6 a 8 minutos apenas, dispensando a necessidade de pontos ou curativos e sendo realizado apenas o uso de anestesia tópica.  

Além disso, a recuperação é extremamente rápida, onde o paciente fica em observação pelo tempo de 30 minutos após o procedimento e no dia seguinte já pode voltar à sua rotina, sem grandes restrições.  

Quais os tipos de lentes intraoculares existentes?  

Com uma avançada tecnologia, estudos e conferências internacionais a respeito do assunto, esse tipo de correção da visão vem se mostrando cada vez mais avançado e eficaz, variando entre lentes monofocais, bifocais, trifocaistóricas e outras, conforme a necessidade de cada caso.  

Que problemas oculares elas podem resolver?  

A catarata é uma das principais responsáveis pelas cirurgias de inserção de lentes intraoculares, mas além dela, problemas como o astigmatismo também podem ser solucionados. Outros casos como graduações variadas voltadas para perto ou para longe podem contar com este método, descartando os óculos em atividades como a leitura por exemplo.  

Gostou de saber tudo isso? Então acompanhe nosso blog para estar sempre por dentro dos procedimentos realizados por aqui, além de compartilhar diversos conteúdos valiosos conosco!