Dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho e os olhos: qual a relação entre eles?

Dia dos avós: dicas e cuidados básicos para um envelhecimento saudável!
26 de julho de 2020
Como você acredita que ficará o setor da saúde pós-pandemia?
31 de julho de 2020
Show all

Dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho e os olhos: qual a relação entre eles?

Sabia que o Brasil registrou entre os anos de 2012 e 2014, cerca de 4 milhões de acidentes de trabalho? E boa parte desse alarmante número poderia ser evitada com o uso de equipamentos de proteção individual, os famosos EPI’s! 

Além disso, segundo dados do próprio Ministério do Trabalho e da Previdência Social, os acidentes de trabalho que afetam diretamente os olhos e a visão representam cerca de 20% do total de casos registrados, variando entre perda parcial ou total. 

No dia 27 deste mês, celebra-se o dia nacional de prevenção a acidentes de trabalho, e é o simples uso dos EPI’s que podem garantir que você desempenhe a sua função com a máxima segurança, assegurando qualidade no seu ambiente de trabalho. 

Cegueira evitável e cegueira inevitável: 

Talvez você já tenha ouvido falar em algum desses dois termos anteriormente, mas eles basicamente se referem a pessoas que por algum motivo perderam a visão, como é o caso dos acidentes de trabalho que poderiam ter sido evitados. 

Para você ter uma base, em um ranking internacional, o Brasil perde apenas para China e Indonésia no número de acidentes relacionados ao tema, o que serve de alerta não só para os empregadores, mas também para os empregados que podem sofrer consequências irreparáveis ao longo de sua vida. 

Alguns dos tipos mais comuns de acidentes são: 

Contusões: também chamadas de traumas, mesmo as contusões que não causem prejuízos a curto prazo podem desencadear doenças e problemas que surgem com o passar do tempo; 

Corpo estranho: esse tipo de acidente é comum principalmente para trabalhadores de linha de produção ou afins, com a queda de cistos, estilhaços ou pequenos corpos que acertem os olhos; 

Perfurações: um dos tipos mais graves de acidentes de trabalho, em caso de suspeita ou efetivas perfurações, é essencial buscar ajuda médica o mais rápido possível, independente de superficialidades ou profundidades. 

Dentre as inúmeras opções de novos EPI’s e medidas de segurança que surgem periodicamente, os mais comuns relacionado à região ocular são as máscaras de acrílico, viseiras, capacetes e óculos de proteção, podendo esses últimos variarem em diversos modelos conforme cada tipo de necessidade e ambiente. 

E quem está exposto aos riscos? 

Não se engane, ainda há uma série de outros riscos que afetam a todos os trabalhadores, e não só os que praticam suas atividades com maior grau de insalubridade, como por exemplo: 

O sol: se você é um trabalhador externo, é essencial utilizar óculos escuros mesmo em dias nublados, protegendo seus olhos contra a ação dos raios UVA e UVB; 

O vento: o vento também pode levar corpos estranhos de encontro aos seus olhos, e o uso de óculos ainda é uma excelente forma de se proteger. Além disso, o contato com o pólen por exemplo, trazido pelo vento na primavera, pode causar alergias e irritações. 

A lubrificação: se você trabalha em escritório e acha que está livre de problemas como esse, se enganou. Trabalhar em um ambiente fechado com o ar condicionado pode ocasionar casos de secura nos olhos, e somente um profissional pode receitar o tipo de colírio lubrificante ideal para o seu caso. 

Viu só quantos perigos quase invisíveis cercam o seu dia a dia no trabalho? Por isso, seja optando pelos óculos, capacetes, cintos de segurança ou afins, é essencial se proteger para continuar desfrutando do melhor que a vida tem a oferecer, proteja-se!