Dia 26 de julho é o dia dos avós, e um ótimo presente para eles é ajuda-los a cuidar melhor da sua saúde e viver tranquilamente, não é?
Afinal, com a chegada da melhor idade, é comum que surjam problemas relacionados ao envelhecimento das estruturas corporais, como os olhos por exemplo, e por isso um acompanhamento periódico é essencial!
Unindo-se a este fator, outro problema bastante recorrente nesta fase da vida são os acidentes domésticos, possibilitados por condições como perda dos reflexos, desgaste corporal e outros fatores muitas vezes associados a morar sozinho.
E é pensando em tudo isso que nós preparamos um conteúdo informativo sobre as principais doenças oculares trazidas pela melhor idade, além de cuidados com o corpo e com o próprio ambiente, garantindo um envelhecimento mais tranquilo e saudável! Vamos lá?
- A catarata: O surgimento da catarata consiste no aumento da opacidade do cristalino, a parte ocular que funciona como uma lente atrás da íris. Essa é a maior causa de cegueira reversível no mundo, e pode ser corrigida através de procedimento cirúrgico, que hoje devido ao avanço da tecnologia se tornou um procedimento muito seguro;
- A DMRI: Como o próprio nome denuncia, a Degeneração Macular Relacionada à Idade é causada pela ação do tempo, e consiste na perda dos fotorreceptores da mácula da retina do olho. A melhor forma de evitar que a degeneração ocorra é com o uso de óculos com proteção ultravioleta e com uma alimentação rica em antioxidantes;
- O glaucoma: Causado pelo aumento da pressão intraocular que danifica o nervo óptico, responsável por transmitir a imagem do olho até o cérebro.
Além dessas doenças, existem também quadros comuns que não necessariamente se caracterizam como tal, como por exemplo:
- A perda de visão periférica, que costuma ser em cerca de 20 a 30%;
- Vista cansada ou presbiopia, que comumente surge a partir dos 40 anos de idade e atrapalha a visão relacionada a objetos próximos;
- Diminuição na diferenciação de cores, causada pela perda da sensibilidade das células que as diferem;
- A redução da pupila, o que faz com que a pessoa idosa precise de mais luz no ambiente para realizar algumas ações.
Partindo para as mudanças de hábito, é essencial tomar alguns cuidados para que sua vista envelheça de maneira que não se prejudique tanto, como:
- Manter uma alimentação saudável e balanceada, afinal doenças como a diabetes, também comum entre os pacientes de mais idade, podem levar a quadros de cegueira e outras complicações relacionadas à visão;
- Praticar exercícios físicos, mesmo que leves, como caminhadas e agachamentos;
- Realizar acompanhamento médico e oftalmológico periodicamente, sendo o intervalo ideal de 6 meses entre uma consulta e outra. Isso garante que caso surja um problema, sua resolução se torne ainda mais fácil graças ao diagnóstico precoce, além de evitar que problemas já existentes se agravem.
Ainda tratando-se de hábitos e mudanças no ambiente, nós temos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no dia a dia dos pacientes dessa faixa etária:
- Evite objetos como mesas de centro baixas ou tapetes nos ambientes de passagem comum de idosos;
- Esteja por perto ou tenha alguém por perto sempre que possível;
- Mantenha os ambientes sempre claros o suficiente;
- Use proteção sempre que precisar lidar com produtos químicos como produtos de limpeza;
- Sempre que for sair ao ar livre, utilize óculos escuros e chapéu para se proteger do sol e dos raios UVA e UVB, mesmo que em dias nublados.
Viu só quanta dica legal nós trouxemos nessa data? Cuide-se e cuide de quem cuida de você, e feliz dia dos avós para nossos pacientes e netos!