Dia do nutricionista: conheça as 5 vitaminas e minerais essenciais para uma boa visão.

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31 de agosto de 2020
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Dia do nutricionista: conheça as 5 vitaminas e minerais essenciais para uma boa visão.

No último dia de agosto celebra-se o dia do nutricionista, e não é de hoje que uma série de estudos relaciona direta e comprovadamente a relação entre uma alimentação balanceada e uma visão saudável. 

Por isso, para que você esteja de olho muito além da balança, nós trouxemos dicas de 5 vitaminas e minerais que precisam estar presentes na sua alimentação diária para garantir uma visão que dá gosto! Confira quais são eles: 

  • Vitamina C: A vitamina C (ácido ascórbico, como é cientificamente denominada) é conhecida por sua ação antioxidante e por combater os radicais livres, que são substâncias prejudiciais para nosso organismo. Colecionando uma série de vantagens sobre outras doenças, como a gripe por exemplo, essa propriedade pode ser encontrada em alimentos como a laranja, limão, o pimentão e até em mirtilos.  
  • Vitamina A: Todos nós já ouvimos em algum momento da vida que deveríamos comer cenoura porque ela faz bem para os olhos, mas você sabe o porquê? Uma alimentação rica em vitamina A favorece nossa visão noturna, afinal são os bastonetes presentes dentro do globo ocular que recebem toda a luz presente no ambiente, te permitindo “enxergar no escuro”, e além da cenoura você ainda a encontra em frutas como a manga ou o mamão. 
  • Manganês: O manganês é um dos minerais mais fundamentais para o bom funcionamento do corpo e organismo, podendo ser encontrado nos legumes e verduras de cor mais escuras, como o saboroso manjericão. 
  • Ômegas: Os ômegas, como o 3 (um dos mais conhecidos e procurados atualmente) são facilmente encontrados em peixes, na lichia e linhaça, e são os responsáveis por ajudar na lubrificação dos olhos, atuando na produção de lágrimas.  
  • Antioxidantes: A luteína é um importante antioxidante que atua na manutenção e proteção dos olhos, principalmente na parte da retina. Colaborando também na manutenção da pele, ela pode ser encontrada na gema do ovo por exemplo. 

Garantir uma alimentação que contemple todos ou boa parte destes nutrientes garante também o combate a uma série de doenças oculares que podem, inclusive, levar o paciente a quadros de perda total da visão, como por exemplo: 

As diabetes: conhecidas por desencadearem problemas em diferentes áreas do corpo e por possuírem mais de um tipo da doença, as diabetes podem levar o paciente a um quadro de cegueira, e sua prevenção e convívio estão diretamente ligados a uma alimentação regrada. 

A DMRI: a Degeneração Macular Relacionada à Idade é um dos problemas mais comuns com a chegada da terceira idade, mas as chances do surgimento do problema podem ser diminuídas através de uma alimentação balanceada ao decorrer da vida. 

O glaucoma: sendo uma das doenças oculares mais comuns, o glaucoma interfere no aumento da pressão intraocular e também pode levar o paciente a uma perda total da visão, mas que é outra doença ocular que pode ser evitada e/ou amenizada através de uma alimentação saudável. 

Além de tudo isso, é fundamental lembrar que os resultados de uma alimentação balanceada podem ser potencializados quando associados à prática de exercícios e um acompanhamento periódico junto a profissionais qualificados. 

Agora que você já sabe de tudo isso, quando pretende começar a sua dieta de olho na saúde da sua visão? Compartilhe essa dica e vamos lá!