Dia do Combate ao Fumo: Você sabia que o tabagismo pode agravar quadros e levar à perda de visão?

Ecobiometria, Lente Intraocular e mais: entenda qual a importância do exame para este procedimento!
18 de agosto de 2020
Dia do nutricionista: conheça as 5 vitaminas e minerais essenciais para uma boa visão.
31 de agosto de 2020
Show all

Dia do Combate ao Fumo: Você sabia que o tabagismo pode agravar quadros e levar à perda de visão?

O hábito de fumar é, sabidamente, um vício que traz diversos males para a saúde do organismo, mas o que poucas pessoas sabem é que ele também pode afetar a visão dos pacientes! 

Segundo o oftalmologista Paulo Elias Correa Dantas, em entrevista para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os principais problemas oftalmológicos altamente associados a um fator de risco pelo vício em cigarro são: 

  • Oftalmopatia de graves; 
  • Glaucoma; 
  • Catarata; 
  • DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). 

Sendo esses em grande maioria casos que resultam em cegueira irreversível, que é o tipo de perda da visão que não pode ser corrigida tanto por intervenção cirúrgica quanto por tratamentos medicamentosos ou terapêuticos. O cigarro e a fumaça podem ainda causar alterações até mesmo na qualidade e composição das lágrimas, impactando diretamente na lubrificação ocular. 

Curiosidade: Sabia que o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo? É isso mesmo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício é o responsável por agravar e desencadear quadros como bronquite, enfisema, angina, infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e uma série de cânceres como de boca, pulmão, laringe, faringe, rim, bexiga, pâncreas, estômago, fígado e colo de útero. 

Mas afinal, por que o cigarro causa um prejuízo tão grande a saúde? 

Estima-se que, apenas na fumaça liberada pelo fumante, haja tem torno de 4.000 diferentes tipos de substâncias, sendo em grande maioria substâncias conhecidamente cancerígenas, como por exemplo: 

  • 1,3-Butadieno; 
  • Acrilonitrilo; 
  • Benzeno; 
  • Benzopireno; 
  • Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. 

Há também, utilizados para a inflamação do dispositivo ou dependendo do tipo de tabaco, algumas outras substâncias com potencial toxico para o organismo como: 

  • Acroleína; 
  • Formaldeído 
  • Solventes (estireno e fenol) 
  • Metais (níquel, cádmio, arsênico e ferro); 

Além disso, é também o cigarro o mais importante poluidor de ambientes fechados no mundo, trazendo danos inclusive para a saúde dos chamados fumantes passivos, que são as pessoas não-fumantes que convivem e acabam por inalar uma parcela da fumaça despejada no ar. 

Um estudo mostrou que, em um curto período de tempo após fumar, a pressão intraocular no humor aquoso (o líquido presente no interior do globo ocular) aumenta em aproximadamente 5 mmHg (milímetros de mercúrio). Esse resultado pode agravar uma série de doenças oculares, como citamos no início deste conteúdo, aumentando ainda mais os riscos para pacientes diabéticos. 

Para os pacientes que utilizam lentes de contato, independentemente do tipo que sejam, os riscos do surgimento de problemas oculares também podem ser maiores, como por exemplo o surgimento de uma doença denominada ceratite ulcerativa, que se trata de um quadro infeccioso que pode surgir na córnea, a parte transparente do olho. 

Você conhece alguém que fuma? Compartilhe essa dica e vamos tornar esse dia de combate ao fumo cada vez mais relevante e eficaz, afinal, cuidar da saúde de um é cuidar da saúde de todos!