Colesterol e a saúde dos olhos: tem relação?

Semana Mundial da Amamentação: como esse ato de amor interfere na visão do seu filho?
1 de agosto de 2019
Estresse e a visão: qual a relação?
14 de agosto de 2019

Colesterol e a saúde dos olhos: tem relação?

8 de agosto é o dia Nacional de Combate ao Colesterol, e é de conhecimento geral que ele prejudica a saúde em vários aspectos, mas você sabia que ele pode prejudicar também a saúde dos olhos também? 

Por se tratar dos níveis de gordura ruim no sangue, o colesterol é um mal que, além de poder levar o paciente a um quadro de infarto do miocárdio (coração), ainda pode ocasionar uma série de problemas na visão. 

Alguns deles são o agravamento em doenças retinianas pré-existentes, o acúmulo de gordura nas pálpebras ou até mesmo a obstrução de vasos presentes na estrutura ocular, e em alguns destes casos o paciente pode sofrer uma perda passageira ou irreversível da visão. 

Mas quais doenças podem ser agravadas através do aumento de colesterol no organismo? 

Geralmente ligadas a hipertensão ou diabetes, a lista de doenças retinianas que podem se agravar através do colesterol são: 

  • No caso da diabetes: alguns problemas como a retinopatia diabética, catarata, glaucoma e o EDM (edema macular diabético) estão entre as doenças oculares agravadas quando há a junção da diabetes com um nível elevado de mau colesterol no organismo. 
  • No caso de hipertensão: dentre os problemas oculares piorados a partir da junção entre a hipertensão arterial e o mau colesterol estão os quadros de (de novo) a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). 

Já em outros casos, como o acúmulo de gordura nas pálpebras (como citamos anteriormente) se dá pela formação de pequenos nódulos de gordura que se formam nessa região, e que apesar de não interferirem diretamente na visão, podem causar incômodo e até exigir cirurgia para serem retirados. 

Além disso, ainda existem casos mais raros onde acontece a formação de cristais de colesterol no interior do humor vítreo (substância líquida localizada no interior da estrutura ocular), os quais interferem na visão como borrões brilhantes e coloridos, como vemos um cristal quando o colocamos contra a luz realmente. 

Mas como evitar então essa série de problemas causados pelo mau colesterol? 

Algumas pessoas têm pré-disposição a sofrerem com mau colesterol elevado, geralmente por motivos de genética e histórico familiar, entretanto combater esse mal é simples e pode ser muito gostoso também: basta levar uma vida saudável com a prática de exercícios e ter uma alimentação equilibrada. Ah, e claro, realizar acompanhamento periódico com seu médico, inclusive com seu oftalmologista, assim você realiza exames e previne diversos problemas! 

Por isso, se você tem propensão ou já apresenta níveis elevados do mau colesterol no seu organismo, faça um acompanhamento regular e previna-se, para evitar maiores complicações para a sua saúde corporal e visual. 

Gostou das informações de hoje? Já conhecia os riscos que o colesterol pode trazer a sua visão? Então compartilhe com seus amigos, se mantenha saudável e vamos juntos combater esse mal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *