Cirurgia de Catarata: 10 dúvidas mais comuns

7 alimentos benéficos para a saúde dos olhos
4 de setembro de 2018

Cirurgia de Catarata: 10 dúvidas mais comuns

Cirurgia de Catarata: 10 dúvidas mais comuns

A catarata é uma doença hereditária, mas ela pode aparecer mesmo que você não tenha nenhum caso na família. Diabetes, traumas oculares, tabagismo, alcoolismo e o avançar da idade são algumas das situações que podem fazer com que essa patologia se desenvolva. 

A cirurgia da catarata é recomendada por um oftalmologista por dois motivos: para fazer você enxergar melhor e para que a doença não se desenvolva. Isso porque a catarata pode levar o paciente a cegueira. 

Vai fazer a cirurgia ou está pensando em realizar esse procedimento?

Veja algumas perguntas mais comuns sobre a cirurgia da catarata. 

 

  1. A cirurgia da catarata é perigosa?

Todo procedimento cirúrgico tem seus riscos, mas a cirurgia da catarata possui um baixo índice de complicações. Inclusive, é amplamente feita aqui no Brasil. Considerada um procedimento de rotina, realiza-se aproximadamente 600 mil cirurgias anualmente.  

 

  1. Posso fazer a cirurgia nos dois olhos de uma só vez?

Somente seu médico em conjunto com o cirurgião poderão dizer. Normalmente, recomenda-se um aguardo de 48h para realizar a operação no outro olho. 

 

  1. Precisa de alguma preparação?

Geralmente o paciente precisa ficar 8h em jejum e ficar sem consumir bebidas alcoólicas 24h antes do procedimento. O médico oftalmologista pode solicitar algumas outras precauções, mas tudo dependerá da sua avaliação e de quão avançada está sua catarata. 

 

  1. Quanto tempo dura o procedimento?

Todo o procedimento – desde a entrada no hospital até sua saída – pode durar até 3 horas, aproximadamente. A cirurgia em si é rápida, podendo durar entre 7 e 15 minutos. 

 

  1. Vou precisar de anestesia geral?

Não. Para o procedimento você receberá a aplicação de um colírio anestésico que irá deixar a área da cirurgia indolor, mas ficará acordado durante todo o procedimento. 

 

  1. Quanto tempo dura a recuperação?

Após a cirurgia, recomenda-se que alguém acompanhe o paciente até em casa, somente por uma questão de precaução. No mais, a recuperação é tranquila, a visão se normalizando em algumas horas. 

  1. Quais os cuidados pós-cirurgia?

O paciente não fica internado, não precisa de uma dieta especial, mas não pode coçar os olhos! Caso o médico peça, deverá aplicar colírios especiais. 

 

  1. Há uma idade mínima para fazer a cirurgia?

Não há uma idade mínima para a realização do procedimento. 

 

  1. O que pode acontecer se eu optar por não operar?

A catarata é uma doença que vai avançando e trazendo cada vez mais complicações. Pacientes que não procuram tratamentos podem ficar cegos. Por isso, se o seu médico recomendou a cirurgia, considere fazer rapidamente. 

 

  1. A cirurgia precisa ser feita novamente?

Não. Uma vez realizada a cirurgia, a catarata não voltará a incomodar o paciente. Pelo menos não no olho que foi realizado o procedimento. O que pode ocorrer é da doença se manifestar no olho que ainda não passou pelo procedimento, fazendo com que o paciente precise voltar para a cirurgia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *