Ambliopia: você sabe o que é, de onde vem e como trata-la?

Dia Nacional dos aposentados: dicas simples para um envelhecimento mais saudável.
24 de janeiro de 2020
Fevereiro é o mês de voltas às aulas, a visão do seu filho está preparada?
6 de fevereiro de 2020

Ambliopia: você sabe o que é, de onde vem e como trata-la?

Você já ouviu falar em “olho preguiçoso”? Já viu alguma criança usando tampão em algum dos olhos? Essa situação é mais comum do que se imagina, e é dela que nós vamos falar hoje! 

ambliopia é um problema ocular que atinge cerca de 2 a 3% da população mundial, tratando-se da baixa visão causada pelo mal desenvolvimento da região do cérebro responsável por interpretar o que enxergamos, podendo afetar um ou os dois olhos do paciente, e ela pode ser resultado de uma série de fatores. Vamos descobrir quais são eles? 

Dentre os principais motivos para o surgimento da ambliopia estão o estrabismo, o astigmatismo, a hipermetropia ou até algumas infecções como a toxoplasmose, que podem atingir a criança tanto já nascida quanto ainda dentro do ventre da mãe, e as sequelas podem estar ligadas diretamente ao quadro. 

É importante lembrar que o diagnóstico de ambliopia deve ser realizado o mais cedo possível, pois as chances de cura total caem drasticamente quando a criança atinge os 8 anos de idade, se tornando quase irreversível. 

Dentre os tratamentos mais comuns estão a cirurgia, quando ela é fruto do aumento da pressão ocular por exemplo, ou o uso de tampões aliados aos óculos, onde o olho saudável é reservado para exercitar e estimular o menos desenvolvido. 

Descobriu o porquê de algumas crianças precisarem utilizar tampões durante a infância? Então fique atendo à visão dos pequenos e evite problemas no futuro do seu filho! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *