A tecnologia a favor dos deficientes visuais!

Abril Marrom - Hosc Med
ABRIL MARROM – Fique se olho na sua saúde!
24 de abril de 2019
Você sabe qual a periodicidade ideal para consultar um oftalmologista?
7 de junho de 2019

A tecnologia a favor dos deficientes visuais!

A cada momento que passa a tecnologia avança um pouco mais e facilita a nossa vida, felizmente ela vem sendo usada também para facilitaa vida das pessoas com algum tipo de deficiência, entre elas os deficientes visuais. 

 

Segundo uma estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), apenas no ano de 2015 haviam cerca de 1.253.400 pessoas vítimas da cegueira no Brasil pelas mais variadas causas, como a catarata (que é reversível através de cirurgia), o glaucoma, a retinopatia diabética ou até mesmo por traumas e acidentes. 

 

Por isso, nós separamos algumas dicas de apps que podem ser encontrados facilmente nas lojas de aplicativos do seu celular e têm a intenção de tornar o dia-a-dia muito mais simples e prático: 

 

 

BlindTool: um dos mais conhecidos aplicativos da área, esta ferramenta literalmente lê os objetos que aparecem em frente a câmera de celular do usuário e diz seu nome em voz alta, como se o aparelho celular se transformasse em uma espécie de assistente de bolso! Além disso, para evitar enganos, o app só menciona o nome dos objetos com um mínimo de 30% de probabilidade de estar correto. 

 

 

MyTherapy: este é um aplicativo que pode servir de grande ajuda para qualquer pessoa que precise se lembrar de tomar seus medicamentos, funcionando como uma espécie de relatório onde se pode guardar informações sobre a saúde do paciente. A parte que o torna ainda mais interessante é a sua função de acessibilidade com suporte de voz, possibilitando o uso por parte de deficientes visuais. 

 

 

Be my eyes: o nome deste terceiro aplicativo já diz tudo, que em livre tradução significa “seja meus olhos”.  Essa opção permite que pessoas interessadas em ajudar outras pessoas com deficiência visual ofereçam um pouco do seu tempo para, através de uma videoconferência, auxiliar em atividades como ler um rótulo por exemplo, conectando os dois lados. 

 

Gostou das dicasJá conhecia algum deles? 

Indique-os para as pessoas que você conhece e que talvez possam utilizá-los! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *