7 alimentos benéficos para a saúde dos olhos

Lentes de contato: tire suas dúvidas sobre a utilização!
28 de agosto de 2018
Cirurgia de Catarata: 10 dúvidas mais comuns
13 de setembro de 2018

7 alimentos benéficos para a saúde dos olhos

Que uma boa alimentação é sinônimo de saúde, isso você já sabe. Mas você sabia que existem alimentos que podem trazer benefícios reais para os seus olhos? 

Nada substitui as consultas com o médico oftalmologista, mas você pode adicionar esses alimentos em sua dieta para trabalhar na prevenção e melhora significativa da sua visão. Confira! 

 

  1. Cenoura

Assim como todos os alimentos de cor laranja, a cenoura é rica em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos, além de manter a saúde da pele em dia. 

A vitamina A presente na cenoura exerce uma função bem mais visível em nosso organismo. Quando estamos consumindo pouco essa vitamina, nossos olhos começam a ter dificuldade para enxergar em ambientes mais escuros e à noite. É a famosa “cegueira noturna”.

 

  1.  Peixe

Salmão, atum, sardinha e truta são excelentes fontes de ômega 3. Essa gordura age diretamente na prevenção de algumas patologias, como a Síndrome do Olho Seco. 

Peixes também são fontes ricas de minerais e vitaminas como A, B, D e E. Esses nutrientes são ótimos estimulantes da circulação sanguínea, fazendo com que os olhos recebam bastante oxigenação e mantenham-se saudáveis por muito mais tempo. 

7 alimentos benéficos para a visão

 

  1. Óleo de Linhaça

Assim como os peixes, o óleo de linhaça é uma rica fonte de ômega 3, mas vai além. Ômega 6 e ômega 9 também estão presentes neste alimento.  

Além de dar um sabor único para sua receita, o óleo de linhaça é um importante agente no combate a hipertensão, quadro este que pode afetar significativamente sua visão se não controlado adequadamente. 

 

  1. Couve e outras folhas verdes

As verduras estão sempre presentes nos pratos de quem deseja emagrecer, mas saiba que elas também deveriam estar nas refeições daqueles que querem ter uma boa visão. 

Ricas em luteína e zeaxantina, elas melhoram a nossa percepção do brilho, além de possibilitar que enxerguemos melhor objetos que estão distantes.  

Além disso, as folhas verdes contêm ácido fólico, que estimula a produção de sangue e atua na prevenção de anemias. Como já falamos anteriormente, a circulação sanguínea é de suma importância para a oxigenação ocular, que aumenta as chances de uma visão mais saudável. 

 

  1. Alho e Cebola

Novamente vamos falar de circulação sanguínea! Para você ver como ela é essencial para a saúde dos seus olhos. 

Temperos como cebola e alho são excelentes estimulantes da circulação. Eles ajudam a controlar o colesterol, o que proporciona esse fluxo sanguíneo. E também por este motivo atuam na prevenção de pressão alta e diabetes, quadros que podem trazer complicações oculares como o glaucoma e catarata. 

 

  1. Mirtilo, Morango e Cereja

Assim como as demais frutas vermelhas e roxas, o mirtilo, o morango e a cereja são antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonóides. 

A ingestão destes alimentos pode atuar na prevenção da degeneração macular, que é uma complicação que ocorre com a chegada da velhice e que pode levar à cegueira. 

 

  1. Ovos 

Assim como as frutas citadas acima, os ovos também são importantes agentes no combate à degeneração macular. Mas fique de olho antes de apostar neste alimento! 

Se você tem colesterol alto, consulte um nutricionista antes de adicionar esse alimento em sua dieta diária. 

Os comentários estão encerrados.