10 dicas para acertar na escolha dos óculos

Tudo sobre Terçol: causas, sintomas, tratamento e prevenção
24 de janeiro de 2019
Deslocamento de retina: o que é e como tratar?
15 de fevereiro de 2019

10 dicas para acertar na escolha dos óculos

Escolher seu novo (ou primeiro) óculos pode ser uma tarefa desafiadora. Algumas pessoas passam a vida trocando de armação e nunca parecem acertar em suas escolhas. Por este motivo, o HOSC preparou este guia com informações sobre estética e saúde para que você acerte de uma vez por todas na escolha de sua armação. Confira! 

 

  1. Faça a escolha com paciência.

Algumas pessoas acreditam, principalmente as que estão adquirindo seus óculos pela primeira vez, que esta é uma escolha simples.  

Na verdade, esses óculos que você vai escolher agora farão parte do seu cotidiano e também da construção de seu visual durante um bom tempo.  

Por este motivo, recomendamos realizar essa atividade em um dia tranquilo e que você tenha bastante tempo para provar vários modelos e pensar. 

 

  1. Pergunte ao seu médico se há alguma recomendação específica.

Antes de serem acessórios estéticos, os óculos são acessórios de saúde. Logicamente, eles devem ter a função como principal quesito a ser considerado.  

Pergunte ao seu médico se os seus óculos precisam ser de determinada largura ou espessura para que se adequem corretamente às suas necessidades.  

 

  1. Veja qual o melhor tipo de lente para você.

No mercado, existem vários tipos de lentes que se ajustam às suas necessidades do cotidiano e você deve escolher bem qual a sua!  

Para quem suja constantemente os óculos ou possui pele muito oleosa, lentes liporrepelentes são ideais, pois evitam que gorduras acumulem e acabem embaçando sua visão.  

Lentes antirreflexo são excelentes para todos, mas principalmente para quem dirige e quem passa muito tempo na frente do computador. Elas evitam aqueles borrões de luz indesejados quando olhamos para uma tela ou para um farol de carro.  

Crianças ou donos de óculos um pouco desastrados, podem contar com as lentes antiabrasivas. Elas evitam riscos e deixam sua lente limpa por muito mais tempo. 

Por último, mas não menos importante, a Proteção UV é essencial em todas as lentes, para quem, mesmo com os óculos de grau, sua visão esteja um pouco mais protegida contra os raios solares. 

 

  1. Escolha a armação para o seu tipo de rosto. 

Existem dicas para escolher a armação correta para cada tipo de rosto.  

Para faces redondas, lentes quadradas ou retangulares. Armações ovais ou redondas ficam excelentes em rostos quadrados. Para as faces triangulares, lentes arredondadas e grandes são indicadas. Já os rostos ovais combinam bem com todas as armações. 

Mas lembre-se: são dicas e não regras! Você deve escolher a armação que mais fará você se sentir bem.  

 

  1. Verifique se a armação é ideal para sua lente.

Como já falamos, a escolha da sua armação deve considerar, principalmente, a funcionalidade de seus óculos. O tamanho da lente, por exemplo, precisa estar de acordo com as suas necessidades. 

Pessoas que precisam de lentes multifocais, por exemplo, precisam de óculos maiores, ou não conseguirá o efeito necessário para que consigam ver corretamente.  

Veja qual o tamanho ideal da sua para acertar na escolha! 

 

  1. Observe se as hastes fazem pressão em suas têmporas.

Uma reclamação constante, mas que muitas vezes esquecemos de verificar no momento da compra dos óculos. 

Teste várias vezes a armação de sua escolha e veja a haste desta pressiona suas têmporas. Geralmente, este problema é resolvido ajustando as hastes para o formato de sua face. Porém, caso isso não seja possível, recomendamos escolher uma outra armação para evitar problemas, como dores de cabeça. 

 

  1. A armação deve acompanhar sua sobrancelha.

Outra dica da parte estética. Alguns gurus da moda recomendam que a sua armação acompanhe as linhas de sua sobrancelha. 

A armação não deve ficar muito abaixo, pois dará a impressão de sobrancelhas duplas, e nem muito acima, ou irá esconder suas expressões.  

 

  1. Faça o teste da fixação.

Na hora de provar os óculos, mantemos nossa cabeça fixa, olhando para o espelho, correto? Mas, no cotidiano, é bem diferente. Precisamos olhar em todas as direções e os nossos óculos devem estar firmes para acompanhar todos estes movimentos. 

Por este motivo, movimente sua cabeça em diferentes ângulos para testar sua nova armação. Assim como na questão das têmporas pressionadas, a ótica poderá realizar alguns ajustes na haste para que seus óculos fixem melhor. 

 

  1. Reserve um tempo para pensar sobre a cor da sua armação.

Muito provavelmente, você usará esses óculos em diversas ocasiões: festas, reuniões, trabalhos, ida ao mercado ou ao cinema e por aí vai. 

Com isso em mente, tire um momento para pensar na cor de sua armação e qual combina mais com o seu estilo. Lembre-se: você não poderá trocar a cor dos seus óculos com a mesma facilidade que troca sua camisa, então ela precisa ser algo coringa, que combine com várias peças do seu guarda-roupa. 

 

  1. Sinta-se bem com seu novo par de óculos.

Dentre todas as dicas que falamos até aqui, certamente esta é a mais valiosa. Você pode usar este guia como base para a sua escolha, mas o mais importante é que você se sinta bem com a sua nova armação.  

 Faça sua escolha com sabedoria e, principalmente, use seu médico oftalmologista para guiar você nessa decisão importante! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *