07 Dicas para manter sua visão saudável

Presbiopia, o que é?
22 de fevereiro de 2019
Cirurgia Anel de Ferrara – saiba tudo sobre!
12 de março de 2019

07 Dicas para manter sua visão saudável

Cuidar da sua saúde ocular é mais simples do que você imagina. Existem alguns cuidados básicos que você pode tomar e que farão com que a saúde dos seus olhos perdure por muito tempo.

E foi pensando nisso que nós, do Hospital de Olhos de Santa Catarina – HOSC, criamos este artigo, com 7 dicas para manter a sua visão saudável. Confira!

 

– Use óculos de Sol sempre que puder.

Pode parecer repetitivo, mas ainda existem pessoas que acreditam que os óculos de Sol são puramente estéticos. Na realidade, este adereço é fundamental para a manutenção da saúde dos seus olhos.

 

A exposição aos raios solares UVA e UVB podem trazer sérias complicações à sua visão, como danos à córnea, espessamento da conjuntiva e desenvolvimento da catarata. Por este motivo, não saia de casa sem seus óculos escuros em dias ensolarados!

 

– Faça pausas ao utilizar aparelhos eletrônicos.

Não há como fugir: nossa vida está praticamente giram ao redor de telas. Celulares, tablets, notebooks, TVs e vários outros aparatos nos distraem quase que 24h por dia.

 

Entretanto, apesar de trazerem inúmeras facilidades ao nosso dia a dia, a exposição demasiada à luz desses aparelhos pode prejudicar nossa visão. É altamente recomendado que você realize pequenos intervalos a cada uma hora de utilização. Ah, e lembre-se de piscar para lubrificar seus olhos!

 

– Cuide da higiene de seus olhos.

Quando pensamos em órgãos, logo imaginamos algumas figuras não tão belas em nossa mente, correto? Mas, apesar de serem lindíssimos, nossos olhos também são órgãos do nosso corpo – e estão completamente expostos!

 

Por isso que há várias campanhas para que você lave suas mãos antes de levá-las aos olhos. Além disso, retire toda maquiagem antes de dormir para que nenhuma partícula caia sobre eles. Proteja-os adequadamente e garanta uma visão saudável por muito tempo.

 

– Não compartilhe objetos de uso pessoal.

Já que estamos no tópico maquiagem, vamos falar sobre o compartilhamento de objetos pessoais que possuem contato direto com seus olhos.

 

Assim como não emprestamos nossas roupas íntimas, o mesmo vale para os aparatos que usamos em nossos olhos. Como falamos anteriormente, esses órgãos estão expostos e, por este motivo, são mais propícios de serem contaminados.

 

Pincéis de maquiagem, óculos de Sol, grau ou natação, lentes e qualquer outro objeto que você utilize em seus olhos não devem ser compartilhados para evitar a infecção destes.

 

– Pratique exercícios e alimente-se saudavelmente.

O que as atividades físicas e alimentação saudável têm a ver com a saúde dos seus olhos? Tudo!

 

Algumas doenças oculares, moderadas e graves, são consequência de um descuido da saúde do corpo. Pessoas que possuem diabetes e hipertensão, por exemplo, devem tomar um cuidado redobrado para manter o corpo em equilíbrio e não deixar esses quadros afetarem a sua visão.

 

Caso você seja uma pessoa que não tenha nenhum desses problemas, cuide-se também! O importante é não as desenvolver e manter a saúde do seu corpo – e dos seus olhos – sempre em dia!

 

– Conheça o seu corpo.

Essa dica vale para os seus olhos, mas para todo o seu corpo também. Ao se conhecer, saber sobre cada mancha, cada tonalidade, você poderá identificar rapidamente quando algo estiver errado.

 

Assim, mesmo que seja somente no início, você conseguirá identificar que algo está errado com o seu corpo, procurando auxílio muito mais cedo e prolongando a saúde dos seus olhos.

 

– Visite regularmente seu oftalmologista.

Algumas doenças oculares, como o glaucoma, são silenciosas. O paciente só perceberá que está com algum problema em fases avançadas.

 

Para que essa situação seja evitada, você deve visitar regularmente o seu oftalmologista. Durante a consulta, ele realizará alguns exames de rotina, mas que são essenciais para o monitoramento da saúde dos seus olhos.

 

Desta forma, você e seu médico estarão sempre um passo à frente de qualquer problema que possa acometer os seus olhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *